quinta-feira, 5 de junho de 2014



Cientistas descobriram como apagar e reativar memórias em ratos

Cientistas descobriram como apagar e reativar memórias em ratos
Estudo em roedores foi bem-sucedido e pode ter encontrado a chave para tratar pessoas que sofrem de Alzheimer


Se uma pessoa é a soma de suas memórias e experiências, o que aconteceria se elas pudessem ser apagadas à vontade?
Esse pode ser um dilema ético que teremos de confrontar em um futuro não muito distante. De acordo com pesquisadores da Universidade de San Diego, na Califórnia, é possível apagar e recuperar memórias na mente de ratos de laboratório — algo que já havia sido verificado ano passado por alunos do MIT, em um contexto um pouco diferente.
O experimento que levou os cientistas a esta conclusão não é dos mais agradáveis. Nele, os roedores foram submetidos a choques enquanto seus nêurons recebiam pulsos de luz através de um cabo de fibra ótica implantado nos seus cérebros. Depois de algumas tentativas, os choques pararam, mas toda vez que a luz era utilizada os pequenos ratos morriam de medo e apreensão , graças à memória do sofrimento anterior.
Depois dessas sessões, os cientistas analisaram as áreas de formação destas novas memórias e trabalharam para enfraquecer as novas sinapses formadas pelos ratos. O que eles descobriram é que era possível rompê-las completamente no processo. Uma vez submetidos a este rompimento, os ratos voltavam para a câmara inicial com o cabo de fibra ótica, e para surpresa dos cientistas nenhum roedor parecia sentir mais medo ou apreensão dos pulsos de luz.





Fonte: http://www.megacurioso.com.br/neurociencia/44488-cientistas-descobriram-como-apagar-e-reativar-memorias-em-ratos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora ANÔNIMOS não poderão mais comentar. Faça login para a caixa de comentário aparecer.